Senhor Jagannath
Também conhecido como Purushothama, o Senhor do Universo ou a Suprema Personalidade do Universo. É a deidade que representa a mais misericordiosa forma de Krishna, com os seus grandes olhos que tudo podem ver, parecendo um enorme e radiante sol.
Existem duas versões sobre a Sua origem. Uma delas é baseada nos Puranas (escrituras ancestrais indianas), a outra, nas declarações dos estudiosos eruditos que têm tentado reunir evidências da história, arqueologia e literatura antiga.
Há um história interessante associada a esta divindade. Krishna apareceu para um grande devoto do Senhor, o rei Indradyumna e ordenou-lhe que esculpisse uma deidade utilizando como matéria prima algo que o mar iria dar à costa. O rei Indradyumna encontrou um misterioso velho Brahmin carpinteiro para esculpir a deidade.
Encontrou a divindade semi-acabada e o carpinteiro tinha desaparecido! O misterioso carpinteiro era nem mais nem menos que Vishvakarma, o arquitecto celeste. O rei percebeu que a deidade não tinha bracos nem pernas. Totalmente arrependido por ter interrompido a escultura, o rei apenas se tranquilizou quando o muni (sabio) Narada apareceu e explicou que tal forma é uma forma legitima da Suprema Personalidade de Deus.
Krishna sempre deixa lágrimas de amor nos olhos das Gopis, as vaqueirinhas que tanto O amam. Há inúmeros passatempos que relatam as Suas histórias de amor e de saudades.. A devoção e o amor das gopis é inconcebível!
Senhor Jagannath em pintura artesanal com tinta vitral.
dimemsões: 5mm espessura; 25cm diâmetro